Uma façanha incrível consegue o estreante – e já premiado - escritor sueco Niklas Natt och Dag em sua obra inicial 1793: você lê no escuro. Sim, é a incrível sensação que temos ao ler este eletrizante e ousado thriller noir, um dramático romance policial histórico transcorrido em Estocolmo no final do século XVIII.
Desde os ambientes descritos, sejam numa taberna, num quarto ou num escritório, até as peripécias em resgate de corpo, batalhas, investigações ou caminhadas, tudo sugere escuridão ou pouca luz, tornando seu universo muito pesado, apesar da leitura fácil e leve. Esse clima leva intencionalmente o leitor ao condicionamento do ambiente que o autor quer que se leia a obra. E você passa a participar dela no intenso frio e nas sombras.
Até os dois protagonistas e demais personagens são carregados de peso, com suas dores, sujeiras, doenças, bebedeiras, roupas e defeitos físicos. E assim, proporcionam uma perturbadora leitura sempre mais acentuada a cada página. A trama desenvolve-se em Estocolmo e seus arredores, com um pit stop na Revolução Francesa. Aqui, num drama histórico, a capital sueca mais parece estar na Idade das Trevas ou Idade Média e não no final do século XVIII, em plena modernidade histórica. Tudo é extremamente grotesco, escuro, fétido, mórbido, insalubre: outro desafio para o leitor.Este é um surpreendente thriller histórico que “retrata a
capacidade de se ser cruel em nome da sobrevivência ou da ganância, como também
a capacidade para o amor, a amizade e o desejo de um mundo melhor.”
Hoje, em tempos de hipersensibilidade social, onde muitas
pessoas revoltam-se gratuitamente ao se sentirem ofendidas e agredidas por
simples palavras ou imagens na tv ou nas redes sociais, levando consigo
irracionalmente seus grupos de convívio de raça, religião e opção sexual, é
importante que 1793 seja lido. Niklas Natt och Dag irá apresentar-lhes o que realmente é
sofrimento, sujeira, ignorância, intolerância e injustiça.
Nesta era em que eternas
desigualdades são totalmente visíveis, aprender como um monstro é criado em época
de predominância dos monstros talvez amenize essa injustificada e incipiente
ânsia por justiça social em confortáveis tempos de internet.
Valdemir Martins
14.10.2020
*** Se você gostou deste comentário, siga-nos. Basta clicar em "Seguir" no lado superior direito do blog. Muito obrigado!