Uma distopia profética, considerada a avó de outras obras notáveis como 1984, Admirável Mundo Novo e Nós, foi escrita em 1890 tratando de um novo sistema político de controle socialista na Alemanha que só seria adotado efetivamente na Rússia quase trinta anos depois, a partir das teorias desenvol
vidas por Marx e Engels.
Refiro-me à sátira atemporal Cenas de um Futuro Socialista, escrita pelo jornalista alemão Eugene Richter, até então inédita por aqui e lançada pela Faro Editorial, sob o selo Avis Rara. Além de jornalista, o autor foi político atuante e forte defensor do liberalismo.
As consequências desse novo establishment é perceptível, gradualmente, por toda a população, mas nosso “herói” fanático, com sua lealdade ideológica sempre encontra uma justificativa positiva - por mais absurda que pareça perante a realidade - para aceitar as situações paradoxais.
Leitura recomendada a todos os simpatizantes de regimes de esquerda por apresentar, de forma visionária, tudo o que intercorre nos países que adotaram e adotam esse sistema político de governo.
Se gostou deste comentário sobre o livro, siga-me. Basta clicar em "Seguir" no lado superior direito desta página (abaixo das fotos dos "Seguidores") e você receberá as novas postagens. Muito obrigado!
Valdemir Martins
04.06.2024
Fotos: 1. Capa do livro; 2. Max e Engels; 3. Livro 1984, inspirado nesta obra; 4. Compartilhamento de moradia; 5. Fila do racionamento de alimentos; 6. O autor Eugene Richter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço seu comentário e participação!